quarta-feira, 4 de julho de 2007

Editorial



Este trabalho consiste na criação de um blogue, no âmbito da cadeira: Publicações de Arte Contemporânea e Projectos Digitais de Divulgação, orientada pelo Dr. Miguel von Hafe Pérez. O blogue inclui um artigo pessoal sobre o tema escolhido: Práticas Criativas: Arte e Desporto - Modelo do Desporto nas Artes Plásticas, uma entrevista, uma recensão a um livro, e a respectiva pesquisa iconográfica.

Ao escolher como tema do meu trabalho, o dualismo arte e desporto, num primeiro momento, procurei entender o que existe de comum no processo criativo destas duas actividades (artigo). E, num segundo momento, a utilização da estética de alguns desportos utilizados como modelos inspiradores de obras de artistas plásticos, ao extrapolarem a actividade desportiva que exercem na criação de obras de arte (entrevista). Escolhi para entrevistar duas artistas plásticas, Marcela de Navascués e Isabel Monteiro que se apropriaram da estética de alguns desportos e a projectaram na sua obra, nomeadamente o surf.


Teoria da Inteligência Criadora de José António Marina (Editorial Caminho, 1995) foi o livro escolhido para a recensão. Ao fundamentar a sua teoria, o autor evidencia a surpreendente capacidade flexível da inteligência humana, servindo-se de dois exemplos diferentes – “criação artística” e “criação desportiva”.
Na pesquisa iconográfica, preocupei-me em mostrar obras de artistas plásticos, entre os quais alguns desportistas, que utilizaram o desporto na sua actividade artística.

Sem comentários: